A melhor hora de almoço em Lisboa
Nesta nossa sugestão, mais importante do que a comida (sim, é possível haver algo mais importante do que a deliciosa comida servida por toda a cidade de Lisboa), é a forma como irá passar esta hora.
Uma notícia de 2019 referia que os Portugueses tinham a mais longa hora de almoço quando comparados aos seus congéneres europeus. A notícia continua dizendo que apesar disso, a maioria dos portugueses prescinde da totalidade da sua hora de almoço para trabalhar e assim conseguir cumprir todos os compromissos profissionais.
Mas com tanta coisa estranha a acontecer no mundo, pandemia, explosões, fake news, sad news... mais do que nunca é importante reservarmos tempo de qualidade para nós. E às vezes uma hora de almoço em Lisboa bem passada e rica em experiências pode fazer toda a diferença na nossa semana.
Almoço em Lisboa: no Cais do Sodré ou em Belém
Nesta nossa sugestão, mais importante do que a comida (sim, é possível haver algo mais importante do que a deliciosa comida servida por toda a cidade de Lisboa), é a forma como irá passar esta hora. Para que possa usufruir da experiência em pleno, aconselhamos a que programe esta “hora de almoço”. Avise que nesse dia irá chegar um pouquinho mais tarde e que não sabe se conseguirá atender o telemóvel (sem pânicos, isto é possível. acredite em nós!)
Em primeiro lugar, escolha o sítio onde almoçar: Cais do Sodré ou Belém. A decisão é sua, mas tenha em atenção que o local que escolher tem impacto na hora a que for almoçar.
Cais Ribeira das Naus (Cais do Sodré), uns minutos antes das 13h, porta de embarque da Lisboat.
Ou
Cais da Princesa (junto à Torre de Belém), uns minutos antes dos 12h, porta de embarque da Lisboat
Na mala ou saco, uma sandes, uma bebida e uma peça de fruta (e um docinho, que ninguém tem que ficar a saber). Na cara, um sorriso e uma máscara (é o “novo normal”, dizem eles e nós), na mão (devidamente desinfetada) o seu bilhete simples Lisboat.
Ocupe o lugar indicado pela nossa tripulação e durante cerca de 60 minutos, não há colegas, chefes, trânsito, nada.
Durante 60 minutos, observe Lisboa e a sua luz, o rio, e com sorte, golfinhos. Feche os olhos e sinta Lisboa a partir do rio, mas abra-os a tempo de se surpreender com magnificência da Ponte 25 de Abril.
Olhe o horizonte e contemple a saída da barra da Lisboa, o local onde o Tejo se confunde com o Atlântico.
É permitida a utilização do telemóvel apenas para tirar fotos ou partilhar estes momentos com quem mais ama.
A brisa que sopra, as gaivotas que sobrevoam, a cidade que vibra ali tão perto e ao mesmo tempo tão longe.
Não olhe para o relógio, saberá quando é tempo de voltar quando o barco atracar. Esta hora é só sua e ainda tem tempo para só estar e apreciar o que de melhor a vida e Lisboa tem para lhe dar.
Uma pausa a meio dia
Cerca de uma hora depois de partir, o barco Lisboat pára. É hora de sair, e retomar o dia mas com mais energia e vontade.
Como as paragens Lisboat estão sempre perto de transportes públicos, seja de metro, autocarro, elétricos, tuc-tuc (e parece que o momento de pausa dura mesmo até entrar no escritório) ou táxi, rapidamente regressará ao seu local de trabalho.
Desafie-se a si mesmo para conquistar este tempo para si. Vai ver que o dia, a semana, o mês correrão muito melhor, mais leves. Mas não acredite só em nós, experimente vocês mesmo, a melhor hora de almoço em Lisboa.
Voltar ao topo